Muito se fala sobre a presença da Maçonaria em importantes acontecimentos históricos do Brasil, como a Independência e a Proclamação da República. Na maioria dos comentários, entretanto, a análise permanece na superfície.
Neste livro, Guilherme Galvão fez questão de aprofundar as relações entre maçons e as estruturas de poder, adentrando em um campo ainda pouco estudado: seu papel na organização e consolidação do regime republicano do antigo estado do Rio de Janeiro, onde destacaram-se figuras como Quintino Bocaiuva e Nilo Peçanha, além dos pouco lembrados Francisco Portela e José Porciúncula.
Para tanto, de forma didática, o autor retoma a conjuntura histórica anterior, tanto da Maçonaria, quanto da política nacional, ambientando o leitor para, em seguida, tratar das minúcias de um período histórico riquíssimo.
Nesta obra, torna-se evidente que, para entendermos a construção da República no Rio e no Brasil, é imprescindível considerarmos o protagonismo exercido pela Maçonaria e seus membros.
Leandro Oliveira dos Santos, M∴ I∴
Grande Mestre de História e Biblioteca da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro. Gr. 33 REAA, Gr. 9 Rito Moderno, Mestre Maçom da Marca, Maçom do Arco Real, Templário.
Para adquirir seu exemplar na pré-venda, clique aqui.